sexta-feira, 9 de março de 2012

Timão 2 x 0 Nacional


[Wanderson Lima]


Não adianta querer esconder: aquela taça é nossa obsessão, nosso sonho, nosso tormento. Por isso mesmo, quando entramos em campo em busca dela, dificilmente conseguimos manter a naturalidade, nosso ritmo de jogo muda. Um Corinthians 100% tranqüilo e mais frio nas finalizações teria vencido o jogo contra o Nacional (Paraguai) por um placar mais elástico.

Não digo com isso que nós tenhamos jogado mal, nem que o adversário seja desprezível. O Nacional é o típico time mediano da América Latina: força física, boa marcação e contra-ataques rápidos. Bem, no critério contra-ataque o Nacional está um pouco abaixo de média. Mas, sem dúvida, faltou inteligência ao Corinthians – inteligência fria como a que demonstrou Danilo, em noite de gala – para termos feito mais um ou dois gols.

O importante, porém, é que não foi uma vitória conquistada pela sorte: o time funcionou por completo, a marcação na área do adversário foi eficaz em muitos momentos (com a colaboração do estabanado goleiro Don) e o jogo avançado de Edenilson e Fábio Santos pelas pontas criou várias situações que poderiam ter resultado em gols. Além de Edenilson, Fábio Santos e Danilo, é preciso destacar as atuações de Paulinho (chegando como elemento surpresa e chutando ou tocando bem) e Jorge Henrique (entrando na área na diagonal e infernizando a zaga adversária). Liédson só muito esforço e Alex, sinceramente, eu guardaria só para o segundo tempo. Quando penso que Alex vai engrenar, ele dá um passo para trás. Sabemos do potencial dele, mas é preciso que esse potencial se mostre em campo.

Espero que continuemos assim: evoluindo devagar, sem muita atenção da mídia (mais focada noutros times brasileiros), mas com humilde e segurança. Quem quiser show que procure um circo. Este Corinthians, definitivamente, é um time do trabalho coletivo e da eficácia. E torçamos para que o Tite acorde: nesta altura, já praticamente com a classificação no Paulista garantida, o Timão deve aproveitar o torneio estadual para fazer testes, exceto em clássicos e quando começar o mata-mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário