Era manhã. Após uma noite comum, o dia 9 de dezembro de 2008 foi acordado pelo mundo do futebol com uma notícia revolucionária: RONALDO FENÔMENO É DO CORITNHIANS! Até o dia 10, até o dia 31, até o outro ano, até hoje muitos não se deram conta do sonho que viveram. A nação alvinegra recebeu um presente de Deus e o louvou com muito carinho. O presente era ninguém menos do que Ronaldo Luis Nazário de Lima, um astro mundial do futebol e um exemplo de superação por trás de uma jogada de mestre publicitária. Ronaldo fenômeno veio como incógnita, permaneceu como astro fenomenal e "se despediu" como eterno. Confesso que hoje, emocionado, ao ver e ouvir sua entrevista selando a aposentadoria, revivi a mesma manhã de 9 de dezembro de 2008, um dos melhores e maiores sonhos da minha vida. Era como se eu tivesse dormido de lá até aqui. Percorremos um sonho bom, com títulos, com muita fama, com muito nome e vitórias infinitas dentro e fora de campo. Ronaldo está no ar do Brasil, batendo no peito do mundo do futebol, está na boca de todos os Brasileiros que o amam ou odeiam e sempre estará arrepiando os pelinhos dos pulsos corintianos. Vivemos uma revolução, vivemos "RONALDO", prestigiamos em primeira classe um dos maiores ídolos esportivos mundiais. Hipotireoidismo, lesões absurdas, várias cirurgias e pressão principalmente vinda de sua mente o fizeram concluir o maior castelo de sua vida, sua carreira. Todavia é como se nós, Corintianos e Brasileiros, também participássemos deste belo castelo. Quase nunca pode uma pessoa carregar nas costas um número 9 representando alguém que é o maior artilheiro em copas do mundo, três vezes eleito o maior jogador do planeta e campeão de quase tudo que já disputou na vida... Eu tive, tenho e terei sempre essa honra... Pra finalizar, parafraseio Bob Faria, jornalista do programa SporTV, que disse assim "A FÊNIX POUSOU"... Isso pode até ser triste, mas a tristeza é nossa! É dos corintianos! Ronaldo parou, mas parou aqui! Aqui é também a casa dele! Um forte abraço, FENÔMENO! Valeu por tudo!!! TU ÉS ORGULHO... ORGULHO DOS TORCEDORES BRASILEIROS!
Láryos Lima
Para sempre na história do Corinthians! Para sempre na história do futebol!
ResponderExcluir"O DIA QUE APRENDI O QUE É FUTEBOL"
ResponderExcluirAgora entendi!
Sou santista de nascimento, time e moradia como costumo dizer com muito orgulho. Amo meu time, amo minha terra.
Mais do que qualquer outro lugar do planeta, aqui é o lugar onde mais se fala do Santos e de Pelé.
Em qualquer esquina tem alguém mais velho que sempre tem uma historia pra contar do Rei. Dos jogos, das curiosidades, de alguns “causos” que por morarem na mesma cidade do cara, viveram o fato ou foi vivenciado pelo amigo do primo da cunhada do vizinho, aquelas coisas. Historias não faltam: curiosas, engraçadas, duvidosas e aquelas clássicas que todos conhecem, as que até eu ou você conhecemos.
Além das histórias tem as jogadas geniais, algumas registradas em vídeo, outras que só alguns abençoados tiveram a honra de testemunhar e atestar que o sujeito Edson quando se vestia de Pelé foi, alias é, o Rei do futebol.
O que mais me impressionava nessas historias é ver algum “não santista” falar de Pelé com brilho nos olhos, inclusive narrando jogadas e gols que ele fez contra seu próprio time.
Ouvia corintianos dizerem que perdiam do Santos mas pelo fato de ver o Pelé em campo, tudo compensava e valia à pena. Isso sempre foi muito complexo de entender. Como assim? O cara vê seu time perder do adversário mesmo assim fica feliz?
Não entendi no dia que o professor Edson da faculdade de arquitetura, corintiano fanático, numa conversa sobre futebol fez questão de mostrar sua carteirinha do Santos onde tinha uma cadeira cativa na Vila Belmiro. Contou isso com orgulho e aquilo pra mim não tinha lógica.
Pois é, não tinha mas agora tem!
Vila Belmiro, 26 de abril de 2009. O dia que tive uma das maiores lições da minha vida nesse tal de futebol.
Tudo agora ficou muito claro infelizmente de uma forma dura. Mas dizem que é assim mesmo né? Futebol é amor, é paixão e essas coisas que envolvem esse tipo de sentimento se aprende assim: apanhando!
Nessa data ao ver o Corinthians ganhar do Santos sob os olhos atentos do Rei, um cara dentuço que já havia me dado uma lição, na ocasião uma lição de superação, me deu outra, agora sobre amor ao futebol.
Ronaldo fez dois gols de craque, alias craque não, fenômeno mesmo como é chamado. Ao fazer o segundo gol, com os olhos arregalados perguntei:
-O que foi isso? O que ele fez?
E nesse momento tive todas as respostas para todas aquelas duvidas.
Fez eu entender o que aqueles senhores falavam, fez eu entender a cadeira cativa do professor Edson, fez eu entender o que o futebol é capaz de fazer.
Então era isso? Realmente faz sentido.
Agora sim, agora entendi tudo!
Valeu, Fenômeno!
**
O texto acima é uma homenagem de um apaixonado pelo futebol a um grande personagem desse esporte. Um cara que fez o Brasil inteiro chorar de dor e também chorar de emoção, ao comemorar uma Copa do Mundo.
Seu poder de superação em uma de suas cirurgias, me deu forças pra seguir em frente quando passei por um problema semelhante, coincidência ou não, após passar por um susto de ter uma das mãos imobilizadas, hoje é o primeiro texto que volto a escrever com as duas mãos.
Não é porque ele escolheu terminar sua carreira em um clube rival, que apagará toda sua história, se você não conseguir entender isso, não ama o futebol!
retirado do "BLOG DO TORCEDOR SANTISTA"
GILSON