quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Timão 0 x 0 São Paulo


[Wanderson Lima]


Nos últimos anos, o São Paulo treme ao ver o manto alvinegro em campo. Mas veja bem: esta foi uma conquista histórica construída com muita raça que, além de incomum em se tratando de clássicos, pode ser dissolvida se o Corinthians continuar deixando o São Paulo “gostar do jogo”. Hoje, Tite deu um grande passo para tirar a pesada sombra que ronda a mente são-paulina, uma sombra que faz até um cara experiente como o Ceni tremer as pernas e tomar frango; Tite armou o Corinthians como qualquer técnico armaria, por exemplo, o fraco e quase rebaixado América - MG para enfrentar o Timão no Pacaembu. Sejamos francos: o Corinthians jogou como aqueles times que, na primeira fase da Copa do Brasil, se fecham todo para ver se não tomam goleada, provocando um segundo jogo. Porra, isto não é Corinthians! O Timão é raça, o Timão não treme – principalmente em clássicos. Quem louva a atuação do Corinthians hoje é porque gosta de futebol burocrático, de retranca, futebolzinho-de-resultado-com-olho-na-tabela. Se a gente fosse líder e o campeonato estivesse nas últimas rodadas, tudo bem. Mas a gente precisava da vitória! Tite desfigurou a tradição histórica do Timão para se manter no cargo, essa é a verdade. Ô Tite, vai fazer isso no XV de Piracicaba ou no Itumbiara. Aqui não!

A partida foi daquelas que só os torcedores dos times envolvidos prestam atenção. Ceni não fez uma grande defesa e o Júlio Cesar só uma. Fora isso, uma bola na trave (de cabeça, de novo!) para eles, e um gol que não podíamos perder. E só. Tivemos sorte de Casemiro e Lucas (eu sabia que você não ia decepcionar! Fala sério: aquele chutinho-quase-recuando no JC... desaprendeu?) jogarem horrivelmente mal. Mais sorte ainda tivemos de o São Paulo ter um técnico mais tonto que o nosso, enchendo o time dele de volante, postando mal o bom Cícero, obrigando até o Rivaldo a marcar em vez de criar.

O que dizer dos nossos jogadores? William e Alex estiveram muito mal; Wallace perdeu uma chance de ouro de se firmar; Paulo André e Sheik foram os melhores em campo. Ralf, Paulinho e Júlio César também foram bem e acho que devemos comemorar muito a volta de Fábio Santos. Se alguém entender, por favor, me explica: por que o Weldinho não toma a vaga do Alessandro? O critério do Tite é quem joga melhor ou quem está a mais tempo no clube?

Concordo com os que afirmam que a zaga jogou melhor. Mas temos que levar em consideração duas coisas: a pressão do São Paulo não foi efetiva e, na verdade, todo o time recuava pra ajudar a zaga. Na minha opinião, a zaga ideal é Paulo André e Chicão. Porém, manteria Wallace por pelo menos mais dois jogos para punir a soberba do Chicão, que recusou o banco. Gostei da bronca que o Ralf deu nele e espero que a direção dê uma punição exemplar ao Chicão, descontando uma parte do seu salário. Se isto não ocorrer, essa fofoca de que ele anda farreando com o Andrés vai começar a ganhar ares de verdade.

2 comentários:

  1. O CHICAO NAO PODE ABANDONA O BARCO DAQUELE JEITO E FABIO SANTOS TEM Q SER TITULAR PRA GENTE NAO FICAR LEVANDO OLE NA ESQUERDA E TORCER PRA LIEDSON SE RECUPERAR LOGO, ONTEM SO FALTOU A BOLA ENTRAR, VAI, TIMAO!!

    JR TIMÃO

    ResponderExcluir
  2. Verdade e o Liedson provavelmente hogará contra o Vasco...melhor pra nós! Abração!

    ResponderExcluir